Hematologista em Mogi das Cruzes – SP

Por que a anemia é mais frequente em mulheres?

Sim, a anemia é mais comum em mulheres, e isso se deve a uma combinação de fatores biológicos e sociais que tornam o risco maior para elas em várias fases da vida.

A menstruação é um dos principais motivos, já que, durante o ciclo menstrual, ocorre a perda de sangue.

Além disso, a gestação é outra fase em que as mulheres ficam mais suscetíveis à anemia. Sem uma reposição adequada, pode surgir a anemia gestacional, que é bastante comum, mas felizmente pode ser prevenida com alimentação equilibrada e suplementação de ferro, sempre orientada pelo médico.

Condições de saúde como endometriose e miomas uterinos, também podem aumentar o risco de anemia por causarem sangramentos excessivos. Isso sem contar doenças autoimunes, como o lúpus, que são mais comuns nas mulheres e podem causar tipos específicos de anemia.

Apesar de ser mais frequente em mulheres, a anemia pode ser prevenida e tratada.

É fundamental não ignorar sintomas como cansaço extremo, fraqueza, tontura, unhas quebradiças ou falta de ar, pois eles podem ser sinais de que algo não está bem.

Dr. Gustavo

Formado em 2002 na faculdade de Mogi das Cruzes,UMC, fez residência em hematologia na UNICAMP. São 16 anos como hematologista e Membro da associação brasileira de hematologia e hemoterapia.

Endereço:

Av. Prefeito Carlos Ferreira Lopes, N 703 – sala 111- 1 andar. Vila Mogilar, Mogi das Cruzes,- SP

CEP: 08773-100

Telefone de contato:

E-mail: